29/03/2019
Sobre se amar e se encontrar mesmo nos dias difíceis.
Semanas atrás comprei um material novo (importei uma pequena quantidade de massa para esculpir brincos), a massa chegou, trabalhei amorosamente nesses brincos - os mais lindos que eu já fiz, acreditei. Depois de dias na elaboração dos novos brincos errei a queima, o produto escureceu e embora não tenha efetivamente se perdido, ele deixou de ser os brincos mais incríveis do mundo para serem apenas brincos legais.
Falhas acontecem mesmo quando você emprega todo amor do mundo no processo, na vida! Entender sobre as falhas e superá-las não é um processo "polianna de ser". É um processo sábio de aprendizado constante, onde muitas vezes a lição preciosamente aprendida chega da forma mais difícil possível. É se amar acima de todas as coisas e ter sempre um olhar gentil, ainda que seja para apontar suas falhas.
No meu caso particular, eu confiei na minha memória, que por vários pequenos motivos que não são o objeto do texto, estava falível, pois estava cansada. Eu tenho dois empregos, eu tenho sete filhotes de cachorros recém nascidos que eu preciso cuidar diariamente, eu estou trabalhando para a próxima feira... eu sempre me comprometo com coisas demais e esqueço de simplesmente descansar. E isso afeta a minha memória. E isso precisa de atenção. E a gente só tem atenção às coisas quando a gente leva um puxão de orelha da vida.
Mas o puxão de orelha da vida, isoladamente não muda nada. O que muda é a análise honesta da falha, encontrando a forma de mudar o que precisa mudar e depois disso, uma baita injeção de auto amor, para seguir fazendo o que você precisa fazer.
O que quero realmente compartilhar aqui é que a gente erra sim, erra muito e não estamos falando em inventar desculpas pros nossos erros, mas encará-los como oportunidade de aprendizado, de questionamento, de reavaliar o que está errado.
O que me ajuda a enfrentar tudo isso? A forma como você se vê, a forma gentil com a qual você se trata, a forma amorosa de entender que hoje foi um dia ruim e que precisou de atenção, mas que é possível olhar para a situação, aprender com ela, seguir em frente e rumar para um dia feliz. Feliz porque você existe e está bem consigo mesma, porque sim, o segredo todo é se amar e se aceitar.