Relíquias da Dite

Relíquias da Dite Vendo diversas peças de louça antiga.

19/01/2025
Boa noite
04/10/2024

Boa noite

Boa noite
27/09/2024

Boa noite

25/09/2024

Toda a minha infância foi vivida na Foz,na Rua do Molhe em frente ao mar.
E em toda a minha infância íamos para a escola a pé, havendo frio, chuva ou sol. Também não havia alternativa. Os pais, poucos tinham carro, e os que tinham não tinham disponibilidade para ir pôr os meninos à escola, porque entravam cedo no trabalho.
Não tinha internet, google, nem bip, nem telemóvel.
As pesquisas para os trabalhos da escola eram feitos na biblioteca da escola, ou nos livros requisitados na biblioteca municipal nas enciclopédias em casa dos colegas e recortes de jornais, eram escritas à mão, com palavras nossas (se fosse cópia do livro, estávamos lixados). Tínhamos sempre TPC's (todos os dias).
Toda a gente era gozado, de uma maneira ou de outra, às vezes até discutíamos, mas logo estava tudo resolvido e seguia a amizade... era brincadeira e ninguém se queixava de bullying.
Muitos até hoje ainda permanecem com os apelidos! Tínhamos o leite escolar (achocolatado), havia o dia da foto do ano letivo, o dia do magusto entre outros! 😃😍
A caminho da escola entrávamos no café e comprávamos peta zetas, sugos, pintarolas, pastilhas pirata...
A frase "já vou" era para ficar mais tempo na rua a brincar e não enfiado num tablet ou num computador...
Colecionávamos figurinhas de cowboys, de jogadores de futebol, de rebuçados vitoria para conseguir ter a caderneta completa, poster's da revista Bravo, que colávamos na parede do quarto ou na porta do roupeiro (mesmo arriscando a levar uma galheta por causa da fita cola)...
Música era no rádio, na hora dos discos pedidos. Ficávamos a rezar para que o locutor não falasse nem entrasse publicidade para que fosse possível gravar na K7.
Inventavam-se teatrinhos, brincávamos aos médicos, às escondidinhas, à apanhada, lá vai alho, ao bate-pé, jogávamos à bola, ao elástico, ao jogo da verdade ou consequência, saltávamos à corda e à macaca, ...
Andávamos de bicicleta, skate, patins, carrinhos de rolamentos etc..etc...
Não importava se o meu amigo era negro, branco, rico, pobre, menino, menina, brincávamos todos juntos! "Bulhas" era só "mano a mano", os amigos de um, só se metiam se do outro lado houvesse um chico esperto a provocar e a meter-se no meio.
Na televisão assistíamos à Heidi, Tom Sawyer, Sítio do Picapau Amarelo, Tom e Jerry, Rua Sésamo, Scooby Doo, willifog , Dartacão, aos jogos sem fronteiras 😄....entre muitos outros...
Que saudades dessa época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada! Em que o "Bom Dia" , o "Obrigada" , o "Com Licença" o "Por Favor" , o "Senhor(a)" , ainda se usava diariamente. Em que o "Não" era sempre não, e ai de nós que tentássemos interromper as conversas dos mais velhos...
Época em que nossa única dor era quando chegávamos a casa todos arranhados e com pisaduras. 😊.
Éramos felizes em comparação com esse mundo de hoje onde tudo se torna bullying e/ou preconceito. 😥
Os pais eram donos e senhores dos filhos, havia a colher de pau de serviço, mas ficar de castigo era muito pior.
Só nos era permitido levantar da mesa quando terminávamos de comer e só depois dos pais darem autorização, ninguém levava o prato para sala para comer em frente à televisão.
Quando foi que tudo mudou e os valores se perderam e se inverteram desta forma?
Valores que temos que retomar.
Bons tempos que não voltam😭🥲😭🥲
Valores difíceis de ensinar e fazer com que sejam compreendidos.
PS: Se és deste tempo copia e cola no teu mural … foi o que eu fiz… para que (por momentos)… outros possam voltar atrás no tempo e reviver cada palavra… de um tempo em que éramos tão felizes… mas não sabíamos❤️❤️❤️

.... me voy a nanar...... um beijo imenso do
13/09/2024

.... me voy a nanar...... um beijo imenso do

13/09/2024

As aulas estão a começar, gostaria de vos pedir um favor sobre um assunto que me é caro.
É a semana da Educação Especial, autismo, dislexia, TDAH (deficit de atenção)... para todas as crianças que lutam a cada dia para ser bem sucedidas... e aquelas que tentam ajudá-los.
Eu pensei que seria bom ensinar os nossos filhos a serem simpáticos, aceitando todos os colegas de turma. As crianças com necessidades especiais não são estranhas. Eles querem o que todos querem: ser aceites!!!
Posso fazer um pedido? Alguém está disposto a copiar e colar isto em honra de todas as crianças que são ÚNICAS, mas diferentes. Vamos ver quem tem um coração forte. Por favor, não compartilhar, mas copiar e colar!!!

ADEUS AGOSTO 🥰 me voy...... beijinhos de boa noite
30/08/2024

ADEUS AGOSTO 🥰

me voy...... beijinhos de boa noite

.... me voy...... tenham uma noite serena e reparadora 🙏Um Sábado cheio de sol, com pouco vento gelado🥰🥰
21/06/2024

.... me voy...... tenham uma noite serena e reparadora 🙏
Um Sábado cheio de sol, com pouco vento gelado🥰🥰

Endereço

Rua Dom Nicolau Monteiro 78/3º
Porto
4050-422

Telefone

+351919008555

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Relíquias da Dite publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Relíquias da Dite:

Compartilhar

Categoria