25/06/2021
O nosso organismo trabalha de acordo com um ritmo chamado ritmo circadiano, que se renova a cada 24 horas, conhecido também como relógio biológico. Ele se relaciona com temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, hormônios entre outras variáveis, que afetam o exercício físico. Ou seja, dependendo do horário do treino, o corpo tem determinada resposta.
-
Apesar destes fatores individuais, há evidências de que a capacidade de desempenho está relacionada com a hora em que a temperatura corporal atinge o seu pico, entre 15:00h e 21:00h. Nessa faixa também podemos perceber que os processos mentais também se aceleram, favorecendo a coordenação motora.
-
E no final da tarde é um ótimo horário para treinar. Isso porque tem o maior equilíbrio entre os fatores que contribuem para o crescimento: descanso, alimentação adequada, síntese metabólica e temperatura do corpo.
-
Mas existem vantagens em treinar pela manhã, quando a temperatura do corpo está mais baixa. Há uma diminuição da resposta muscular, porém a forte presença do cortisol, também conhecido como o hormônio do stress, nos deixa em um estado de "alerta", que pode facilitar processos ligados à obtenção de energia e queima de gordura durante o exercício.
-
Treinar pela manhã também conta com o benefício de iniciar o treino com o corpo e a mente mais "descansados". O aumento da temperatura promovida pelo exercício também ajuda a iniciar e manter o aumento do metabolismo.
-
Já o treino noturno pode ser bastante polêmico, pois pode comprometer a qualidade do sono especialmente em treinos intensos, PORÉM não podemos nos esquecer da famosa INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, que prevê respostas diferentes entre as pessoas aos mais variados estímulos.
-
Resumindo, NÃO existe melhor horário para treinar. O melhor horário é o que você pode e se sente melhor, uma vez que o humor pode alterar a disposição para o trabalho. O importante é se manter ativo!
-
😱🥰😍🏃🏼♀️🏋🏻♀️🤸🏻♀️🧘🏻♀️🧗🏻♀️🚴🏻♀️ ̧ãoUV