15/08/2019
Por que engordamos?
Com certeza você já teve essa dúvida.
O Fato é que a resposta é meio óbvia. Mas as vezes o óbvio também precisa ser dito, concorda?
Porém, antes de responder essa pergunta, vou te contar uma historinha.
Há muitos anos, nossos antepassados, não tinham tudo ao alcance da mão, como temos hoje. Eles viviam em ambientes inóspitos, a caça e a coleta era a única forma de conseguir alimento, ou seja, eles não tinham como armazenar comida. Por isso, nosso organismo, perfeito como ele é, estocava todo tipo de energia possível, por não saber quando o alimento chegaria novamente.
E foi justamente por isso, pela capacidade de estocar, que nos permitiu chegar até aqui como raça humana. Só que hoje essa capacidade de estoque não é algo que queremos ou precisamos ter. Pelo fato de termos comida ao nosso alcance na maior parte do tempo.
O padrão de alimentação que conhecemos hoje é muito novo, pensando em evolução. Legal mesmo seria bater um papo com nosso organismo e avisar isso pra ele que não existe mais escassez, (falando de um modo geral) Mas infelizmente não é possível.
Sem falar que a comida hoje em dia não é vista simplesmente como nutrição, mas sim como estilo de vida, ela tem um peso social muito grande e envolve sentimentos. As pessoas cada vez mais relacionam comida a prazer, e prazer imediato.
Aliado a tudo isso, é notável que hoje somos menos ativos, ou seja, estamos nos alimentando mais e nos movimentando de menos. É aí que a conta não fecha.
Mas vamos ao que interessa. Vou responder a pergunta inicial.
Engordamos porque, assim como nossos antepassados, continuamos armazenando energia, só que num cenário pior, agora o alimento está acessível, ao alcance das nossas mãos, o que nos leva a comer bem mais e na maioria das vezes, sem necessidade. Então a chave é que entendendo esse processo e principalmente como evitá-lo, você vai conseguir fazer com o seu corpo aquilo que você deseja.